5 Aspetos que Fazem de Luis Diaz um Jogador de Elite
- Flávio Oliveira

- 15 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2022

“El Guajiro", como o apelidam, chegou ao F.C. Porto em troca de 7 milhões em 2019 proveniente do Barranquilla FC e sob o comando técnico portista obteve um crescimento impressionante.
Apesar da sua equipa não ter passado à fase de grupos da Liga dos Campeões, a época realizada por Diaz até ao momento não passou despercebida na Europa e no Mundo.
Na sua terceira época ao serviço do F.C.Porto, o estonteante ala esquerdo, na metade das competições em que participou conseguiu consolidar-se como um dos jogadores mais promissores e cobiçados no panorama do futebol Europeu. Tornou-se um dos imprescindíveis nas escolhas de Sérgio Conceição e sem dúvida um dos melhores do Campeonato Português, ao ponto do gigante Liverpool F.C. garantir a sua transferência no presente mercado de inverno.
5 aspetos que tornam Luis Diaz um jogador de elite:
1. Largura x Movimento interior
Apesar de o seu pé dominante ser o direito, o internacional colombiano é utilizado, preferencialmente, na posição de ala esquerdo. Jogar no lado ao posto do seu pé mais forte faz com que procure espaços interiores com maior frequência para tentar o remate cruzado. Observa-se ainda, em muitas ações uma grande largura no seu posicionamento, com o intuito de partir para situações de 1v1 ou possibilitar a projeção do lateral da sua equipa. A sua versatilidade posicional cria grandes problemas às equipas adversárias.
2. Capacidade Técnica
O seu requinte técnico é inquestionável, fortíssimo em situações de 1v1, apresentando uma grande facilidade em superar os seus adversários. Recorre com frequência a movimentos de fora para dentro, com o objetivo de procurar o seu melhor pé.
No que concerne à marcação por parte dos defesas adversários, torna-se um autêntico quebra cabeças, se os defesas optam por dar-lhe muito espaço, ele procura espaços interiores onde é letal, se optam por uma marcação mais apertada, a maior parte das vezes terão que o parar em falta ou serem superados com facilidade. A sua imprevisibilidade de sair tanto pela esquerda, como pela direita, faz dele um jogador de topo.
3. Velocidade
Um dos atributos que mais se destacam em Díaz, é a sua rapidez a atacar a profundidade, conferindo-lhe a capacidade de ganhar muitos metros sem bola ou com bola no pé na direção da baliza adversária.
4. Capacidade de trabalho para a equipa
A sua presença no campo não concede apenas momentos de brilhantismo com bola, é também um trabalhador incansável a fechar espaços, a pressionar os adversários e a auxiliar os colegas.
5. Facilidade/Capacidade de remate
Excelente finalizador, seja a curta/média distância, de pé direito, esquerdo ou de cabeça, em zonas laterais ou frontais à baliza adversária. Ao longo das suas prestações habituou-nos a ver grandes momentos no último terço do campo, com uma média de 2.3 remates por jogo, tornou-se numa peça fundamental no processo ofensivo da sua equipa.
Atendendo a estas particularidades e versatilidade no ataque é natural que os grandes colossos europeus estivessem interessados nos seus serviços e rumar a outro campeonato e equipa de maior dimensão seria uma questão de tempo. Diaz é uma autêntica combinação entre velocidade, capacidade técnica, criatividade, trabalho coletivo e golo, atributos estes que o tornam num atacante temível. Esperamos que continue a apresentar o seu talento em Anfield, um dos maiores palcos do futebol mundial.






Comentários