top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávio Oliveira

Da defesa ao ataque: O papel do médio centro

Se atuas como médio centro, sabes que esta posição é fundamental para um desempenho eficiente da tua equipa.


Entre as inúmeras missões que estes jogadores possuem, destacamos a responsabilidade por unir a defesa ao ataque, a capacidade de efetuar passes cruciais, a habilidade de controlar o ritmo do jogo e a contribuição para o coletivo tanto defensiva quanto ofensivamente.


Para conseguires alcançar um papel de relevo nesta posição é imprescindível que desenvolvas as tuas habilidades técnicas, táticas, físicas e mentais. Neste âmbito, nada melhor do que aprenderes com os melhores, nesta medida, é irrefutável que tenhas presente a importância da observação enquanto ferramenta de aprendizagem.


Quando falamos de grandes médios, certamente surgem na nossa mente nomes como, Xavi Hernández, Andrea Pirlo, Luka Modric ou Kevin De Bruyne.


É essencial que promovas a tua capacidade para analisar os seus desempenhos, bem como a compreensão das suas habilidades técnicas e a forma como decidem em função das situações com as quais se deparam.


Se o intuito é evoluir o teu jogo, o capítulo da observação das ações de outros atletas de sucesso irá revelar-se como uma grande "ferramenta" de enorme importância neste processo.


Assim, ao pronunciarmo-nos em relação à evolução do jogo nesta posição específica, acentuamos os seguintes pressupostos:

1. Habilidades técnicas


Como médio centro, é essencial que possuas um bom controlo da bola, executes passes precisos e eficazes.


Investe no treino específico com o objetivo de otimizares a técnica de passe, aperfeiçoar o controlo da bola em distintas situações de jogo quer em espaços reduzidos quer sob pressão do adversário.


2.Capacidade física


Já sabemos que o futebol moderno é extremamente exigente do ponto vista físico, se observares as ações dos atletas, irás testemunhar que estes percorrem e cobrem diferentes áreas, deste modo, necessitas melhorar os teus níveis de resistência, força, velocidade e agilidade com o objetivo de te apresentares na melhor forma física possível.


3. Compreensão tática


O futebol atingiu um nível muito elevado em termos competitivos e os pormenores poderão ganhar contornos decisivos na história de um jogo.


O aperfeiçoamento do teu desempenho irá depender de uma compreensão aprofundada do modelo de jogo da tua equipa e da tua perceção em relação a quais as missões específicas que te são solicitadas.


Sob esta linha de pensamento, é igualmente importante, que tenhas presente quais as tuas responsabilidades defensivas e ofensivas, de que forma pretendes pressionar o adversário, como irás realizar a transição defesa-ataque ou ataque-defesa e qual o teu contributo para a criação de jogadas.


4. Tomada de decisão


É um dos aspetos mais importantes na tua atuação. Uma má decisão pode ditar uma derrota para a equipa, por isso, as tuas opções terão um peso enorme no teu desempenho e no do teu conjunto.


É essencial que aperfeiçoes a tomada de decisão em diferentes situações de jogo e desenvolvas a tua capacidade de observar todos os cenários com que te deparas, com a intenção de selecionares a opção mais eficaz.


5. Comunicação eficaz


O médio centro é o elo de ligação entre a defesa e o ataque, e o estabelecimento de uma comunicação eficiente é fundamental para a coordenação das ações da tua equipa.


Estabelecer uma comunicação bem-sucedida entre os intervenientes motiva uma coadjuvação na coordenação de jogadas, facilita a marcação aos adversários ou contribui para a organização da equipa.


Desenvolve esta competência e permanece sempre em contato com teus colegas no campo.


6. Manutenção da posse da bola


Independentemente do modelo de jogo da tua equipa, é muito relevante que desenvolvas a capacidade de "guardar a bola" e no momento de servir os teus colegas, obtenhas a mestria de passar de uma forma eficaz.


Evita efetuar passes arriscados e jogadas individuais desnecessárias que possam resultar na perda da posse de bola e a consequente exposição da tua equipa a situações potencialmente constrangedoras.


7. Movimentação


Desenvolve a habilidade de te manteres em constante movimento no campo com a finalidade de conferir melhores opções de passe aos teus companheiros de equipa e conceber espaços para receberes a bola.


Evita ficar estático e posicionar-te em áreas mais congestionadas e de maior pressão do campo.


8. Observação


Serás certamente um jogador mais completo se lograres antecipadamente analisar e identificar os distintos contextos com os quais te enfrentarás.


Esta habilidade será propícia a que manifestes decisões mais rápidas e precisas.

Para melhorares esta competência, é substancial que otimizes a tua visão periférica, aprimores a perceção espacial e consigas analisar os padrões de jogo dos adversários.





Por último, a evolução do teu jogo como médio centro requer imensa dedicação, treino específico e uma grande compreensão do modelo de jogo da tua equipa e das missões táticas que te são solicitadas.


Outros fatores como a análise do desempenho dos melhores jogadores do mundo, o aperfeiçoamento das tuas habilidades técnicas, físicas, mentais e a prevenção de erros que possam comprometer a equipa tornam-se igualmente essenciais neste processo.

Considerando a que o futebol é um desporto em constante evolução, é muito importante que continues a trabalhar com a finalidade de melhores o teu jogo.


Com dedicação e trabalho duro estarás mais perto de dominar o meio campo e alcançar sucesso nas tuas ações.


Bons Treinos!

Flávio Oliveira


149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page