10 Aspetos que deves focar-te para te tornares um Ponta de Lança melhor
- Flávio Oliveira
- 28 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atendendo a que a obtenção do golo é das ações mais difíceis de efetuar num jogo de futebol, a posição de ponta de lança ganha um enorme relevo no momento de materializar os esforços coletivos em golos.
Se analisarmos o comportamento dos jogadores que ocupam esta posição na equipa, podemos constatar que cada um deles apresenta atributos diferentes, nesta linha de pensamento, estes poderão apresentar uma grande presença física no jogo (capacidade de segurar a bola, jogo de costas baliza adversária), fortes a atacar a profundidade, serem eficazes dentro da área ou possuir uma boa leitura de jogo, por outro lado, poderão ter uma estatura alta/baixa, ser velozes ou fortes.

Atendendo a estas premissas, existem características fundamentais para te tornares num ponta de lança de topo, onde destacamos:
1. Domínio dos diferentes tipos de remates
Se considerarmos que os atletas são diferentes e possuem características e qualidades mais fortes ou fracas que outros em determinadas ações, torna-se fundamental desenvolveres o teu remate de curta/média/longa distância e tentares aperfeiçoar a finalização de diferentes zonas e ângulos do campo.
Apesar de não ser redutor, um maior número de “ferramentas” adquiridas por um ponta de lança poderá aumentar a sua capacidade de decisão e execução.
2. Manter a tranquilidade nas situações 1v1 com o Guarda-Redes
Numa situação 1v1 perante o guarda-redes é essencial que mantenhas a calma, são ações que acarretam muitas vezes momentos de grande pressão.
Aliado ao facto de teres à tua frente o guarda redes, poderás ser perseguido ainda por um defesa lateralmente ou à retaguarda, este momento, poderá fazer com que tenhas de ajustar o transporte da bola, para uma condução curta e tentes finalizar o mais rápido possível.
O teu primeiro toque é fulcral porque poderá oferecer-te vantagem perante os defesas ou o guarda redes, bem como, a noção do posicionamento do guarda redes no momento da ação.
3. Forte jogo aéreo
Num contexto cada vez mais exigente do ponto de vista competitivo, a criação de espaço na área para fugir e chegar primeiro que os defesas é de extrema importância, a capacidade de intervires sobre a bola com a cabeça poderá receber contornos decisivos num jogo.
4. Habilidade na “Golden Zone” – Jogo dentro da área
Caraterizada por ser uma zona de grande pressão e de espaço de ação reduzida para os pontas de lança, torna-se fundamental teres a capacidade de gerar espaços para poderes decidir da forma mais rápida possível.
Nesta disputa intensa de chegar primeiro que os defesas os atacantes de elite tentam em determinadas situações encontrar o lado “cego” dos defesas (sair momentaneamente do campo de visão do defesa para tentar surpreendê-los num espaço que lhe poderá dar vantagem).
Outra nota importante, é que esta zona vital do campo, não serve apenas para poderes finalizar, mas também para a criação de espaços decisivos para os companheiros.
5. Leitura do momento
A análise momentânea das ações reveste-se de extrema importância.
Deves ter em conta os seguintes pressupostos:
A. Teres a perceção de que alguém está a atacar o espaço livre,
B. Qual o posicionamento da linha defensiva adversária,
C. Qual o comportamento do defesa,
D. Se existe alteração do ritmo da jogada,
E. O que o teu colega esta à realizar.
Uma avaliação correta da situação poderá oferecer uma vantagem preciosa no momento da tua tomada de decisão. É de extrema relevância teres a consciência do que esta a acontecer à tua volta.
6. Mobilidade
É fundamental indagares por espaços exteriores ou interiores, explorares a profundida ou a largura, encontrares espaços entre ou intra linhas.
Estas panóplias de ações são inerentes à posição em causa. A tentativa incessante de explorares o melhor espaço para receber a bola tem de ser uma constante no teu jogo.
7. Saber jogar sob pressão
Jogar nesta posição é sinónimo de grande aglomeração e concentração de jogadores adversários, receberes a bola, procurares o melhor espaço ou decidires sobre uma grande ameaça defensiva torna-se uma tarefa árdua. Neste cenário é fundamental manteres a serenidade.
8. Definir o momento ideal de remate
Estar na hora certa e no momento exato é o que diferencia os Pontas de Lança de elite dos outros, conseguir ter a dose equilibrada de “paciência” e instinto fará toda a diferença.
9. “Alvo” constante para os colegas
Seja para a criação de espaços para os teus colegas ou para a gestão do ritmo de jogo, possuíres a capacidade de dominar e assegurar a posse da bola em determinados momentos do jogo acrescenta valor a qualquer Ponta de Lança.
10. Capacidade de decisão
A tua capacidade de decisão deverá envolver uma conjetura de situações, uma seleção correta do gesto e um comportamento adequado ao momento.
Em suma, os melhores pontas de lança são aqueles que tomam as melhores decisões e que conseguem desenvolver uma mentalidade forte, tendo sempre presente a perceção de quais os seus pontos fortes e fracos e conseguirem jogar com eles.
O processo de treino é um grande pilar para a evolução do teu jogo, repetição, consistência e perseverança combinada com níveis de confiança elevada serão um aliado fortíssimo na tua jornada.
Comments